Com o propósito de construir uma cidade mais inclusiva, a Prefeitura de Contagem implantou brinquedos adaptados nas praças do município. A praça Nossa Senhora da Glória, na região do Eldorado, foi uma das contempladas por essa iniciativa. Além dela, as praças Marília de Dirceu, no Inconfidentes, e a do Colonial também receberam os equipamentos.
A instalação desses brinquedos faz parte da política pública voltada à inclusão das pessoas com deficiência, com o intuito de proporcionar momentos de lazer inclusivos e adaptados a diversas necessidades. A iniciativa determina que cada praça contemplada tenha, no mínimo, um brinquedo destinado ao público PCD.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Thereza Camisão, ressaltou que, desde o começo da gestão, a ideia era tornar as praças e os parques mais inclusivos. Porém, devido à falta de previsão nos contratos, os brinquedos inclusivos eram instalados apenas nos locais implantados ou recuperados por meio de contrapartidas ambientais de algum empreendimento da cidade.
"Agora, com uma política integrada entre as secretarias de Meio Ambiente e de Direitos Humanos, esses brinquedos inclusivos passaram a fazer parte das licitações. São brinquedos cuidadosamente escolhidos para proporcionar diversão a todos que ocupam os espaços públicos", enfatizou Maria Thereza.
Para o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, a implantação desses equipamentos representa um passo significativo para a construção de uma cidade que acolha a diversidade em todas as suas formas. "A instalação desses brinquedos faz com que nossa cidade seja cada vez mais inclusiva, porque proporciona a todos a possibilidade de brincar e de usufruir do mesmo espaço, independentemente de sua limitação física, motora, intelectual, tornando as praças, de fato, o espaço mais democrático da nossa cidade".
Por meio de políticas públicas, programas e projetos, a Prefeitura de Contagem demonstra não apenas seu compromisso legal, mas uma abordagem abrangente para criar uma cidade verdadeiramente inclusiva. Projetos como o Sem Limite e iniciativas como intérpretes em Libras nos equipamentos de saúde complementam essa diretriz, solidificando Contagem como referência em inclusão social.